11   

Pele e Laser

 

Confesso que fico espantada com a recente popularização dos tratamentos faciais com Laser.

Quando comecei a pensar em partir pra um procedimento do tipo, tudo era tão misterioso (e assustador) como uma pequena cirurgia. Até então eram poucos os profissionais habilitados no Brasil, os aparelhos eram caríssimos e os procedimentos custavam uma fortuna.

Hoje, poucos anos depois, assim como aconteceu com a cirurgia plástica com fins estéticos, o Laser também atingiu um ponto mais flexível e acessivel, na medida em que mais profissionais se especializaram e o mercado contribuiu facilitando a importação dos aparelhos.

Atualmente é possível comprar um pacote de procedimentos Laser e pagar em suaves parcelas – mais baixas que as de um carro usado, mais altas do que uma orgia de sapatos… rs

Mas a motivação específica para este post é o que causa o meu espanto lá do início. A oferta de procedimentos é enorme. Grande demais para um assunto que não pode, jamais, ser tratado com simplismo.

Se sujeitar a um procedimento estético por Laser ablativo – como o CO2, por exemplo – é uma decisão que precisa ser tomada com muita calma e com objetivos bem claros em mente, assim como idéias realistas sobre os resultados que de fato podem ser alcançados.

Além de todos os cuidados para afastar o risco de infecção (a pele é a principal barreira de proteção do corpo) o procedimento exige alguns dias de afastamento das atividades cotidianas e um bom tempo de vigília contra a radiação da luz direta, sob risco de manchas horríveis. Tudo somado ao custo dos produtos de manutenção e cuidado.

E ainda tem o famoso gato por lebre.

Fico doida quando vejo ofertas mentirosas, onde qualquer pisca-pisca é vendido como Laser. Claro que as pessoas compram; ninguém é obrigado a saber, ouvindo descrições no melhor enganolês, que está se sujeitando a banhos de luz superfaturados e não a um procedimento sério. #nemTudoqueReluzéLaser

Segue então uma breve descrição dos tipos mais populares e aquela dica eterna: procure sempre um profissional cujo trabalho você conheça. Mesmo que ele não trabalhe com Laser, certamente vai indicar alguém habilitado. Por mais tentadoras que sejam as ofertas que invadem sua caixa de mensagens todos os dias, não feche pacotes direto com sites de ofertas sem conhecer o médico responsável.

A oferta pode ser boa, o profissional pode ser honesto, mas sempre existe a possibilidade do contrário acontecer e, pensando nessa hipótese, é sua saúde (física e financeira) que está na berlinda. Não entre nesse jogo desavisada, não.

Mas não precisa desanimar: justamente pela popularização e interesse crescente, ótimos profissionais também facilitam o pagamento dretamente em seus consultórios, dando bons descontos à vista ou parcelando tudo em várias vezes. É um incentivo a mais pra procurar por profissionais sérios, vale a pena!

Laser ablativo
Os mais modernos são fracionados, para reduzir o tempo de recuperação. A paciente precisa ficar afastada pelo menos uma semana das atividades diárias. Trata rugas profundas, flacidez e manchas.

Laser não ablativo
Seus resultados são proporcionais ao número de sessões indicadas para cada tipo de problema. Para rugas profundas são necessárias de 5 a 8 ssões, com 30 dias de intervalo entre elas. Problemas superficiais, como poros dilatados, manchas de acne e linhas finas são atenuados em até 5 sessões. Surgiram para reduzir os efeitos colaterais do Laser ablativo. Penetram profundamente na pele e aquecem a derme, poupando a epiderme. Seus efeitos colaterais e o tempo de recuperação são mínimos, porém, comparado ao resurfacing ablativo, têm eficácia modesta e requerem múltiplos tratamentos (maior número de sessões).

Laser de CO2 ou Erbium:YAG – ablativos, removem a epiderme (camada superficial da pele) e provocam dano térmico residual na derme (camada mais profunda). Apresentam algumas desvantagens, como tempo de recuperação prolongado. Não podem ser usados fora do rosto e têm risco significativo de efeitos colaterais (infecções).

Lasers fracionados não ablativos (Star Lux, por exemplo) – foram desenvolvidos para rejuvenescimento cutâneo semelhante ao do laser de CO2, sem os inconvenientes e o pós-operatório. O princípio do laser fracionado é poupar áreas de pele sãs entre as áreas tratadas, facilitando e promovendo uma cicatrização mais rápida a partir das áreas poupadas. A área é atingida como se estivesse coberta por uma peneira deixando pequenos pontos ilesos, o que facilita a recuperação sem prejudicar o resultado. O resurfacing fracionado não ablativo apresenta bons resultados para o tratamento de rugas finas a moderadas e outros sinais do fotoenvelhecimento cutâneo. Outras indicações são cicatrizes atróficas, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas e há relatos da eficácia no melasma. O tempo de recuperação é rápido, mas os resultados são inferiores aos obtidos com os tratamentos ablativos.

Conclusão
Tudo depende de quanto tempo e dinheiro você tem disponível no momento. Antes de investir em tratamentos com Laser, reflita com seu médico sobre seus objetivos e condição atual da pele.

Se a questão for só melhorar a aparência geral dos poros, opte por um peeling químico e prossiga com o uso doméstico de cosméticos indicados pelo dermatologista, à base de ácidos.

Para todas as outras necessidades – rugas, linhas, cicatrizes, manchas – a escolha recai mesmo no custo benefício de cada tratamento. Quanto você pode investir; quantas sessões serão necessárias para seu caso e quanto tempo você tem disponível para a recuperação de cada um deles.

Tudo isso deve ser colocado em cartas claras, numa conversa com seu médico de confiança. Existem muitas opções e cabe a você estimular um diálogo o mais realista possível. Da sua parte em relação às expectativas que tem com o tratamento e, por parte do profissional, para que ele lhe ofereça propostas de resultados reais e com cronograma real (um Laser abativo mostra resultados até 6 meses depois de UMA aplicação, por exemplo).



 
12.04.2012
Pele
11   
Se gostou desse post conta pros amigos!
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Email this to someone
 
 

 

11 Comentários.

  1. Vivi, aqui em SP temos clínicas ótimas com promoções ótimas para quem sabe procurar, viu? Deve existir gato por lebre mesmo, vc tem razão, mas também existem promoções verdadeiras em clínicas sérias. Eu entro no “Reclame Aqui” e vejo se existem reclamações antes de comprar e fico esperta no dia da consulta.

    A clínica que mais gostei até hoje, conheci através do Groupon, virei cliente, mesmo sem promoção, mas claro que quando tem promoção eu aproveito também. Aliás, vi que vc tem eles adicionados no seu Face, vc até deve sabe de quem estou falando, eles são incríveis, máquinas novas, atendimento minuncioso, dermato bem informado que não promete o que não cumpre e por aí vai e só conheci o lugar por ter promoção.

    Não tenho preconceito com promoções, eu faço a consulta e se não gostar, não faço o procedimento, mas isto nunca aconteceu, porque sempre compro por indicação de amigas e pesquisas na net.

    Já fiz o mesmo procedimento pagando 10 vezes mais caro e vi que dá para pagar 10% do preço com a mesma qualidade.

    O seu aviso é bom para as meninas ficarem espertas mesmo, mas fica a dica que também existe gente séria fazendo promoção.

    Bjsss

    Vivi respondeu:

    @Lu,

    Lu, os gato por lebre que eu falo são aqueles que NÃO tem consulta médica, a pessoa compra o pacote e bóra fazer banho de luz.

    Você é super informada, sabe bem fazer a distinção de um serviço meia boca de uma verdadeira compra por desconto. O Reclame Aqui é obrigatório pra quem vai comprar, sem dúvida uma ótima dica.

    O problema são as pessoas que estão chegando agora na web e são completamente enganados por entrelinhas.

    Se não me engano ainda estão em vigor algumas restrições para determinados serviços de estética nos sites de compras coletivas, justamente porque foi comprovado que havia muitas fraudes.

    Não sou contra pagar mais barato, não, socorro! rsrsrs
    O que me revolta é ver que há pessoas de má fé vendendo LED como se fosse Laser. Aliás, às vezes nem LED é!

    Bjooo!

  2.  
  3. òtimo ponto a ser tocado vivi.Vejo mesmo muito anuncio, muita promessa , principalmente em sites de compras coletivas, e quando vc vai ler as letras pequenas, vc v~e q n é bem aquilo.Mas vê quem se informa sobre o assunto e tals…como semper quis fazer, leio sobre o assunto sempre que vejo, então ok.Mas a maioria das pessoas n é assim….e acabam levando gato por lebre. Bjs!

    Vivi respondeu:

    @minnie,

    É isso mesmo, Minnie. Ninguém é obrigado a saber detalhes técnicos ou mesmo reconhecer os aparelhos. Se aproveitando disso, tem muito safado por aí fazendo um dinheirão e as coitadas que compram ficam frustradas, achando que “não funcionou pra elas”.

    É como eu disse, tem bom e tem ruim. Pra saber a gente precisa pesquisar, falar com quem já fez. Isso não garante nada, mas dá um pouco mais de segurança. ;)

    Bj!

  4.  
  5. Pele, meu assunto favorito!! Adoro quando tem posts sobre tratamentos, mas também fico cada vez mais confusa do que será mais eficiente pra mim. Ansiosa pra minha consulta em maio, quando vamos decidir os tratamentos para o inverno!!! eba!! Beijos, Vivi!

    Vivi respondeu:

    @Flavia Mello,

    Flavinha, me deu até um gelo no estômago agora: não respondi seu email :O
    Perdão, perdão!!!
    A gente se vê em maio, eeeeeeeee!!!
    *vou responder*

    Bjuuu!

  6.  
  7. elaine usei_hoje | 12/04/2012

    Tenho medo … prefiro mesmo me encher de cremes e ver no que dá.
    Muito medo!

    Bjs,

    Vivi respondeu:

    @elaine usei_hoje,

    rsrsrs
    Medo não precisa ter, Elaine, mas é complicado.
    Precisa pensar bem antes de fazer, porque demanda tempo e $$$.
    Bjk!!!!

  8.  
  9. Vivi, não se preocupe! Eu não vou deixar de gostar de você… rsrsrs. Mas eu gostaria mesmo de mais pra frente saber mais detalhes dos seus pós-tratamentos pra ver se consigo dar conta do recado. Depois te passo meus horários pra ver se conseguimos nos encontrar. Beijão!!

  10.  
  11. Vivian | 16/04/2012

    Ótimo alerta Vivi!
    Tem muito profissional vendendo gato por lebre!
    E mesmo médicos de confiança às vezes não são tão confiáveis assim…
    Por 5 anos eu tratei minhas cicatrizes de acne com uma dermato que eu achava ser de confiança! Qdo comecei o tratamento ainda não tinha ouvido falar em co2, então fazia peelings químicos. Daí eu vi na internet sobre o co2 e fiquei doida pra fazer!
    Falei com ela e um dia ela disse “Vamos fazer um laser em vc!”
    No dia do tal laser, descobri que não era laser e sim luz pulsada! Fiz, paguei caro e não teve muito efeito!
    A partir daí passei procurar outra dermato que fizesse o laser!
    Desde que minhas acnes começaram a aparecer eu fui em 6 dermatologistas diferentes e nunca nenhuma me indicou outro profissional que fizesse o tratamento mais apropriado pra mim! Sempre quiseram me empurrar o que elas faziam de mais caro!
    Gastei muito dinheiro com tratamentos que não deram resultado nenhum!
    Estou gostando muito da minha dermato atual (que faz o laser de co2!) A única que foi sincera e disse na primeira consulta que minha pele podia melhorar, mas nunca ficaria perfeita!
    A melhor forma de não cair nos golpes é se informando! Blogs, revistas, outros médicos, outros pacientes…
    Bjs Vi

  12.  
  13. @Vivian,
    Verdade, na ganância de ganhar mais tem até profissional bom que se corrompe :(
    Nossa maior arma é mesmo a informação. Bjo, queri!

  14.