Colluna da Bella e a Maré Vermelha da Receita Federal

 

Olá,

Na semana passada, houve um grande burburinho na internet por conta da divulgação da Operação Maré Vermelha da Receita Federal. Muita gente falando que iria parar de comprar fora, falando mal da Receita e tudo mais. Vamos à verdade do que está acontecendo?

Todos nós sempre soubemos, ou pelo menos deveríamos saber, que só são isentos de tributação:

a. Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) estão isentas dos impostos , desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas;

b. Medicamentos, desde que transportados pelo serviço postal, e destinados a pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.

c. livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, “d”, da Constituição Federal);

Fonte

E ainda, que a tributação, pela Receita Federal, é:

  • 60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria.Obs. : Quando a remessa contiver presentes, o preço será o declarado, desde que compatível com os preços praticados no mercado em relação a bens similares.

    Agora a Receita informou que vai fiscalizar ainda mais as encomendas de bens de consumo não duráveis.

    Para viabilizar o maior controle aduaneiro, a Receita anunciou a inclusão de novos parâmetros para as operações de importação de mercadorias e setores considerados de interesse para a economia nacional, em especial, bens de consumo não duráveis, tais como vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, bolsas, artigos de plástico, artigos de toucador (higiene e beleza), dentre outros.

    Fonte

    Aqui sempre falamos de consumo consciente. E a consumidora consciente sempre considera o valor do tributo para que, caso seja taxada, já tenha o valor para pagar.

    Se antes não éramos taxadas na maioria das vezes, era por pura ineficiência da Receita. Agora eles diminuíram a ineficiência para diminuir o prejuízo da indústria e do comércio nacional. Não vou discutir aqui a questão de impostos, demora, etc. Só estou esclarecendo que a Receita está fazendo agora o que deveria fazer normalmente há muito tempo.

    Vamos deixar de comprar nossos produtos queridos? Não. Vamos ser mais conscientes na compra? Sim.

    Pra resumir, paga imposto:

  • pessoa jurídica para pessoa física: qualquer encomenda
  • pessoa física para pessoa física: só se for acima de $50 (inclusive o frete)
  • qualquer encomenda transportada por empresa particular (tipo UPS, FedEx, etc.)
  • todos os valores devem estar de acordo com o preço de mercado (não adianta mentir o valor)E pra quem for taxada e achar que o valor está errado, sempre há a possibilidade de recorrer. Como? É só levar toda a documentação comprobatória do valor que você pagou pelo produto, como e-mails, fatura do cartão de crédito, etc. à agência dos Correios na qual a mercadoria está retida.Não vamos desistir, ok?

    A Colluna de hoje é só sobre promoções, já que depois desse baque, todas nós merecemos!

    OBS1: um esclarecimento nem eu, Bella, ou o Pop Topic somos afiliados de nenhuma dessas lojas. Separo para a Colluna só o que acho interessante compartilhar com vocês, as promoções que vejo.

    OBS 2: confiram mais detalhes em nosso Guia de Compras Internacionais.

    ASOS

    Promoção de meio de estação – até 70%

    Esclarecido o fato de que toda compra feita através de transportadora será taxada, e sabendo que a ASOS entrega via transportadora, trouxe hoje uma promo bem legal lá.

    Todos os produtos das lojas masculina e feminina estão com até 70% de desconto! Lá tem cada vestido, calçado e acessório lindo de viver. E com esse descontão ainda, ficam mais lindos. Dei uma fuçada lá e a parte de “Sweaters & Cardigans” tem cada casaquinho lindo. Selecione “Sort by – Price low to high” pra classificar os preços de forma crescente e ver cada peça bonita que tem, a um preço muito bom.


    Cosme-de.com

    Cupom de $30,00 – $3,00

    Hoje, o Cosme-de.com fez uma promoção maravilhosa e tinha que compartilhar com vocês. Funciona assim: você paga $3 e compra um cupom que vale $30, ou seja, tem $27 de desconto em qualquer produto do site. O cupom é válido por 30 dias para ser usado em quaisquer compras acima de $100. Boa hora pra juntar com as amigas, fazer uma compra de $100 e pagar bem menos 

    The Body Needs

    30% de desconto em todo o site em compras acima de $15

    Já comprei algumas vezes nessa loja e amei. Geralmente eles fazem promoções separadas para produtos MAC ou produtos da marca própria deles, TBN. Dessa vez, é 30% em tudo!

    Pra participar, é só digitar o código SPRING ao final da compra.

    Se você não conhece a loja, expliquei como ela funciona aqui. Além de pigmentos, sombras soltas e amostras de batons, blush, etc., eles têm também sombras compactadas individuais, em duos ou trios, sempre com um preço muito bom.

    E aí, ainda estão assustadas com a maior fiscalização da Receita?

    O que acharam das promoções dessa semana?

    @isabellarabello



  •  
    24.04.2012
    Coluna da Bella
    12   
     

     

    Deixe um comentário :D

    12 Comentários.

    1. Sheilla Lovato | 24/04/2012

      Ando tendo problemas com minhas compras do exterior que não tem número de rastreio, os Correios da minha cidade estão um caos! As com número de rastreio estão ok e mesmo tendo feito algumas compras internacionais nenhuma delas foi taxada ainda!

      Ah, tava com saudades de comentar aqui no Poppy =)

      Bella respondeu:

      @Sheilla Lovato,
      Acredita que ontem tava pensando em vc? Tem bastante tempo que vc não aparece por aqui mesmo.
      Nem me fala de rastreio, pois comprei o Lipcôte no Feel Unique tem 1 mês e até agora nada (sei que demora, mas agora nem sei quando receberei).
      Bjs

    2.  
    3. Tata | 24/04/2012

      Minhas compras tão demorando mais de 2 meses pra chegar… explicado! Vi no rastreio que uma foi pra receita, me ferrei 🙁

      Bella respondeu:

      @Tata,
      Já vai separando o $ do imposto então, pq a chance é grande 🙁
      Bjs

    4.  
    5. É, minhas compras estavam demorando, vi o rastreio e adivinha…. foi para a Receita! 🙁
      E sabe quanto tempo está lá? mais de 1 mês! O Brasil é o país mais protecionista do mundo. Se não tem qualidade, que busque ter! Se tem indústria fraca, não é diminuindo o consumo que irá melhorar, enfim, eu pago meus impostos e não tenho retorno… Em alguns anos vou para o Canadá, vamos ver como é por lá… 😛

      Bella respondeu:

      @Jôse,
      Desculpa falar a verdade, mas a Receita não tem servidores suficientes pra fazer a fiscalização, pq estão liberando menos vagas pra concurso do que pessoas que estão aposentando. Então, se o governo quer serviço eficiente, que faça por onde.
      Sobre o protecionismo, é opinião de cada um mesmo, pq o que o Brasil tá fazendo é estimular o consumo (o que acho muito errado, pq a maioria das pessoas não sabe consumir direito ainda).
      Quero retorno também, e um meio de cobrarmos isso é em outubro, nas eleições.
      Bjs

    6.  
    7. Estou com uma compra sem rastreio fazendo quase 2 meses e nada, e outra 1 mes tambem e nada. Quando compro de fora já calculo a taxa junto para saber quanto em média irei gastar. O que me chateia é a demora na entrega! As duas ainda foram first class e nunca mais irei comprar dessa forma. Agora só priority e olha lá, com essas operações não acho tanta vantagem comprar fora.

      Bella respondeu:

      @Mary,
      Você faz certinho de calcular a taxa, pq aí não fica no prejuízo caso seja taxada.
      Agora as minhas compras voltaram a chegar normalmente, coisa de 15 dias a 1 mês, sem taxas. Que continue assim!
      Bjs

    8.  
    9. Malandragem pura do governo e seus subalternos, Dilma, veja o caso cachoeira, não dá em nada não, ja essa dos produtos ficarem retidos é pra fazer a gente pagar + taxas.
      Aqui em SP ja inventaram recentemente a taxa de inspeção, multa de rodizio e ano que vem teremos pedagio urbano.
      A poupança, vão repassar cada vez mais uma miséria de rendimento.
      No Uruguai compra um automovel fabricado no Brasil por 15 mil reais, aqui o mesmo custa R$ 28 mil.
      Aonde esta indo todo esse dinheiro? esta na mão do governo né.
      Depois ela vai pagar de boa moça, aumentando o bolsa familia, salario minimo, minha casa minha vida…tirando do proprio povo.
      Se liga galera

      Bella respondeu:

      @Renan,
      As eleições estão aí, né? Mesmo que sejam municipais, é a nossa verdadeira chance de mostrar que não somos bobos.
      Bjs

    10.  
    11. Uma coisa é a teoria, outra bem diferente é a prática. Com essa operação intitulada “Maré Vermelha” a Receita só conseguiu foi ficar mais ineficiente ainda. Os prazos para entrega aumentaram ainda mais, a mudança “única” foi que agora as encomendas ficam paradas por um período maior na “tentativa” de aumentar a fiscalização. Recebi recentemente uma encomenda que foi despachada no dia 16/02/12, ou seja, demorou 06 meses pra chegar. E esse período maior não implica que nossas encomendas vão ser obrigatoriamente taxadas, como eu disse elas só vão ficar um período maior nos galpões de recebimento na tentativa de serem fiscalizadas. O quadro de fiscais e nem os equipamentos da Receita não aumentaram.E isso vai demorar um pouco para chegar perto do ideal.
      Não acho que devemos levar ventagem em tudo e nos safar da tarifação em todos os produtos, mas vejo sempre as pessoas reclamando do correio brasileiro. A culpa não é deles. Com essa malha viária lastimável e péssima logística brasileira, na minha opinião os correios trabalham direitinho. Não tenho o que reclamar deles. São brasileiros que ganham seu salário, que não é digno, suando a camisa. O problema está no sistema alfandegário. Quando eles liberam o produto é um alívio porque sabemos que não vai demorar muito pra chegar.
      Se no Brasil se compra tanto do exterior não é por hobby ou diversão são os preços absurdos praticados em razão de impostos abusivos. Impostos estes que se fossem revertidos em investimento para nosso pais eu pagaria com muito orgulho.

      Bella respondeu:

      @Romer,

      Adorei a sua opinião. Se não aumentarem a quantidade de servidores, não tem como melhorar a fiscalização. Por exemplo, vai ter concurso em setembro pra Receita, mas vão contratar pouquíssimas pessoas pra atuar na fiscalização e muitas pra atuar na área administrativa (tinha que ser muito para os dois, pois ambos estão defasados), mesmo assim para a fiscalização de todas as áreas, não só alfândega… isso fora os que estão se aposentando, deixando o saldo bem negativo.

      Enfim, tomara que no futuro isso mude!

      Bjs

    12.