26   

Cabelo de Férias – Plástica dos Fios

 

Antes de qualquer outra coisa, preciso agradecer aos elogios recebidos na foto que postei hoje mais cedo, no Facebook. Vocês sabem como elevar a auto estima de uma garota… rs Obrigada pelo carinho, meninas. Vou até usar a imagem para ilustrar, apesar de desfocada, pelo menos os cabelos estão lá… kkkk

Esse post é o primeiro que tratará do ‘apanhado’ do que andei usando nos cabelos nos últimos dois meses. Quase três, na verdade, porque foi no final de novembro que fiz as primeiras mudanças na rotina.

Uma coisa que não contei antes – de propósito – porque queria ver como o procedimento se comportava ao longo dos meses, foi que fiz a Plástica dos Fios Cadiveu.

Já tinha usado vários produtos da marca, como a máscara maravilhosa e os finalizadores. Nunca cheguei a fazer a Plástica dos Fios ou mesma a Escova de Rubi porque, pra ser muito sincera, estava super acostumada a lavar e secar os cabelos com secador, já fazia parte da minha rotina e não me incomodava perder aqueles preciosos minutos. Até que de tanto ler a respeito me deu 5 minutos e resolvi que queria ver qual era o efeito da técnica.

Como não havia nenhum salão aqui em Jundyork que oferecesse o serviço, comprei o kit completo online (de uso profissional) e pedi para o pessoal do Studium A me usar como cobaia, já que eles nunca tinham trabalhado com os produtos.

Missão dada é missão cumprida, assim, Andrezinho dominou a técnica e fiz a escova por volta do dia 20 de novembro.

Foi um susto, gente. Meu cabelo ficou lisão e com zero frizz. Aliás, zero volume. Saí do salão sem fazer escova e com o cabelo mais escorrido que jamais tive.

O que é Plástica dos Fios?
Um procedimento de selagem térmica da marca Cadiveu, onde a arginina (um aminoácido) é o principal ativo. Além disso a fórmula tem extrato de açaí e ácido acético. A fragrância é algo entre morango e frutas vermelhas.

A técnica é chamada também de reestruturação capilar térmica, porque é com a interação dos princípios ativos do produto com o calor que o volume vai embora. Atenção: não é um alisamento.

Se não é alisamento porque os fios ficam lisos?
Porque nossa amiga, a arginina, em contato com o calor, vira uma espécie de “colinha” finíssima, que é perfeitamente distribuida ao longo do fio com o auxílio de um pente fino e prancha.

Ela forma um filme em cada fio, selando as cutículas e , tcharam,  soltando ondas e cachos, por até três meses.

Durou três meses?
Não, né, amigas. Pensem na pessoa lavando os cabelos numa média de 3x por semana (daí pra mais). Um produto que estava depositado sobre o fio não ia conseguir se agarrar lá por muito tempo.

Mas foi bom enquanto durou. Foi ótimo, aliás.

Tem certeza de que isso não é uma escova progressiva, Vivi?
Eu preciso acreditar no que diz o rótulo e o fabricante, não preciso? Ambos afirmam que não existe absolutamente nada de formol na fórmula. Claro que procurei o pessoal do Studium pra fazer porque sabia que ninguém lá ia batizar minha escova – desculpem, mas não vamos tapar o sol com a peneira, já que sabemos que muita gente adiciona formol em produtos prontos por conta (e risco) própria.

Uma coisa é certa: arginina não alisa os cabelos. Esse aminoácido é um aliado recente da indústria cosmética, atuando como agente alcalinizante, o que proporciona maciez e maior maleabilidade dos fios.

Agora em janeiro lavei os cabelos muito mais do que o habitual. Sol, piscina, calor, suor, produtos de proteção e finalização, enfim, não dava para não lavar, e assim a minha Plástica foi-se embora rapidinho.

Uma coisa que me deixou bem segura foi o fato dela não ter deixado marcas delimitadas no crescimento. Significa? A estrutura do cabelo não foi alterada como nos alisamentos, onde a raiz crescida é notadamente diferente do comprimento.

Coisinhas a saber
Se você fizer algo do gênero, um procedimento que blinda ou encape os fios, saiba que não adianta usar produtos carérrimos de tratamento em conjunto, viu?

Como o produto da escova/blindagem/selagem forma, literalmente, uma capa no fio de cabelo, nada vai penetrar alí. Pode ser à base de ouro e pedras preciosas. Não entra, você blindou. Estou dizendo isso pra chamar a atenção de vocês na hora de escolher o procedimento/produto que vai usar.

Pense que ele ficará sobre seu cabelo por um bom tempo e se o resultado não for bom, não há milagre cabelístico que dará jeito. É o típico caso do “tem que esperar sair”. É só shampoo antiresíduos, creme para pentear e paciência.

Por isso escolha um procedimento que realmente reestruture os cabelos, tratando e então selando. Assim você só vai precisar de um bom shampoo e condicionador para manter o resultado.

Muito importante
Por amor, não tentem fazer isso em casa. Só comprei o kit profissional (aqui, aliás adorei o atendimento) depois de falar com o pessoal do salão e saber que eles aplicariam os produtos pra mim. Mesmo não se tratando de um procedimento definitivo, o sucesso no resultado depende também da técnica na aplicação e isso não é uma questão de “mas eu também sei fazer”. É anatômico, sinto muito. Você nunca vai aplicar perfeitamente um produto no centro da parte posterior da sua cabeça da mesma maneira que uma outra pessoa aplicará. Fulano, Ciclano e Beltrano fizeram? Parabéns pra eles. Mas é seu cabelo e se posso dar aqui uma dica, lá vai: não entre nessa loteria. Não vale a pena e o custo pode ser alto demais. Basta parar e observar que a gente raramente vê pessoas contando que fizeram em casa um procedimento técnico e ele deu errado. Infelizmente, na internet, a gente vê muitos relatos de pessoas über ninjas, que conseguem fazer de um tudo sozinhas, com resultado sempre joinha. Quem tem o pé no chão sabe que a vi real não é bem assim, né?



 
08.02.2012
cabelos
26   
Se gostou desse post conta pros amigos!
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Email this to someone
 
 

 

26 Comentários.

  1. Vivian Oliveira | 08/02/2012

    Oi Vivi, eu também fiz esse tratamento. Usei duas vezes. Realmente ele é um produto de tratamento, digamos, e nunca um alisamento ou progressiva. Ele deixou meu cabelo super lambido também mas logo some, como você disse ele só da aquela selada por um tempo e depois vai embora. É bem menos ‘doloroso’ que uma progressiva no quesito cheiro né? (não sei se você já fez progressiva) mas o custo benefício não compensa se você gosta de estar sempre com os cabelos bem lisos, diria que eu acho interessante intercalar com a progressiva.
    Ah, você vai me bater mas eu faço todos esses procedimentos em casa hahaha esse da cadiveu não, fiz com uma cabelereira mas, progressiva normal eu faço em casa e, acredite se quiser, gosto muito mais do resultado o.O alguns cabelereiros aplicam o produto totalmente ao contrário do que as instruções, inclusive, já cai no conto de aplicarem coisas na minha cabeça sem eu saber, quando fui ver, era produto de RELAXAMENTO (eu não cabelo ondulado não crespo) e eles queimaram todo o meu couro cabeludo e só não fiquei careca porque meu cabelo é grosso mas, 90% dele quebrou além de ter ficado laranja =/ desde esse dia nunca mais confiei e preferi fazer sozinha (exceto a da cadiveu porque sabia que não tinha formol) mas é um procedimento chato, longo e trabalhoso. Realmente é mais indicado procurar um profissional – de verdade – pra fazer :) E bom, depois desse testemunho rs só tenho a dizer que seu cabelo está maravilhoso mesmo! haha mas isso não é novidade. BEijoooo

    Vivi respondeu:

    @Vivian Oliveira,

    Nossa, Vivi, vc nem imagina quanto eu entendo seu argumento! É um ponto muito importante esse, porque existem profissionais e PROFISSIONAIS. Também já cansei de ver gente que teve os cabelos detonados por curiosos que tinham um certificado. Até pela facilidade de acesso aos produtos, não é mesmo?

    Nós, que gostamos do assunto, temos interesse em ler as instruções de cabo a rabo e seguir os procedimentos à risca. Aí vai um ‘profissional’, com aquela empáfia de quem aprendeu tudo no cursinho cabelo 1.0.1 que fez em 1982 e nunca mais voltou pra reciclagem, e queima o couro cabeludo das pessoas.

    Tem muita, muita gente no ramo. É preciso escolher a dedo (e isso não tem a ver com $$$). E se você consegue fazer direitinho, é um dos casos de Parabés ha ha ha ha

    Nunca fiz progressiva, não, queri. Até porque não gosto do cabelo de um jeito só, pefiro variar. Fiz a Plástica pra ver se segurava o frizz mesmo, lavando bastate e sem usar secador. Pro meu objetivo, foi perfeito. ;)

    Obrigada!
    Bjk!

  2.  
  3. “Como o produto da escova/blindagem/selagem forma, literalmente, uma capa no fio de cabelo, nada vai penetrar alí. Pode ser à base de ouro e pedras preciosas. Não entra, você blindou. Estou dizendo isso pra chamar a atenção de vocês na hora de escolher o procedimento/produto que vai usar.”

    Oi Vivi!

    Então… Tecnicamente acontece isso mesmo, blinda a fibra e etc. Mas, na prática…eu faço esse tipo de tratamento há muitos anos (a velha!hahahah!) tipo, desde que a escova progressiva surgiu no Rio de Janeiro e ainda era fórmula de quintal e o cabelereiro misturava na hora de acordo com o que quem formulou mandava.Daí, soube desse detalhe de encapar e peguei horror. Aí fiz uma progressiva que prometia ser a base de silicone e realmente era, porém o distribuidor onde comprávamos(era maior galerão do finado orkut) estava batizando a escova.Aí eu terminei de viciar no troço mesmo.
    Só que, ao longo desses anos todos, você nota que dependendo do que você use, o cabelo reage de modo muito diferente. Então, se o cabelo não absorve nada, porque que ele muda de produto a produto?Então, empiricamente, a conclusão que eu cheguei na minha experiência ao menos, é que bem, deve dificultar sim, impedir totalmente não.O que eu faço muito é usar calor- ok estão amaldiçoando a touquinha térmica velha de guerra por aí, mas a diferença entre o remédio e o veneno é a quantidade. O correto é nunca passar dos 10 mim.Ah mas é calor seco, sim é calor seco, mas não vai estar quente o suficiente para “fritar” seus cabelos, mas vai ter ajudado as cutículas a abrir .A progressiva vai embora mais cedo, vai. Mas o cabelo não vira uma vassoura depois que a progressiva vai embora. E em mim, dura cerca de 4 meses. Uso a alemã da Inoar.

    O que muita gente recomenda é fazer tipo um “intensivão” de tratamentos quando a progressiva estiver saindo antes do retoque. O que pode ser válido se pelo sim pelo não, não quiser arriscar que os produtos “mais carinhos” não tenha efeito enquanto a progressiva está novinha!

    Bom, agora que o testamento já foi, vou me.Bjs! Parabéns, tá tudo lindo no seu cabelo!E a pele tb, tá uma porcelana!

    Vivi respondeu:

    @minnie,

    Ai, queri, de progressiva eu nem me atrevo a falar, porque tudo que sei é teoria e do contra, então, fica difícil argumentar com quem faz e nunca teve problema…

    Beijoooo!

  4.  
  5. Marilia Alves | 08/02/2012

    Vivi sinceramente?

    TÁ LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    MULHERÃO!

    Vivi respondeu:

    @Marilia Alves,

    Obrigada, Frô! Quem não conhece compra! kkkkkk

  6.  
  7. Oi VIVI, também uso esses produtos, já fiz tres vezes e adorei.Meu cabelo é muito volumoso e cacheado, fica super liso e a medida que o tempo e a água passam ele todo vai voltando a forma natural e não somente a raiz, bem como vc disse mesmo… adoro e recomendo e olha que já tive meu cabelo todo quebrado por relaxamento mal feito também viu, com esse isso nunca aconteceu, só recebo elogios.

    Vivi respondeu:

    @Luciana Soares,

    Amei, Lu. E a mulherada que frequenta o mesmo salão também adorou, foi o maior sucesso em janeiro, muito bacana. :)

  8.  
  9. limobi14 | 09/02/2012

    Uau, teu cabelo ficou muito lindo!

    Vivi respondeu:

    @limobi14,

    Obrigada, lindona, mas essa foto é atual, como meu cabelo está agora. ;)

  10.  
  11. Vivi!!!! Amei teu cabelo ♥ Bjus

    Vivi respondeu:

    @Patricia Bandeira,

    Obrigada, querida! Bjuuu!

  12.  
  13. Uau!! Que invejinha (boa) desses lindos cabelos! Uau de novo!! :)

    Vivi respondeu:

    @Jôse,

    Invejinha rosa não tem problema, não, Jô! rsrs Beijooo!

  14.  
  15. Vivi, bom dia!

    Estou querendo muito comprar esses produtos, vc tem algum lugar legal para indicar em SP que seja confiável mas não extremamente caro pra realizar o procedimento?
    Outra coisa, quero passar o Color Touch, vc acha que deve ser antes ou depois da plástica?
    Obrigada e tá lindão seu cabelo! ;)

    Vivi respondeu:

    @Ju Segallio,

    Ju, eu comprei na Belissima online, porque foi o lugar mais em conta que achei cotando pela internet. Sinceramente não sei onde vende, em lojas físicas, aí em sampa. :(

    O link da loja está no post, dá uma olhda. A entrega foi, tipo, 2 dias depois da compra, super rápido.

    Obrigada e beijão!

  16.  
  17. Ai!!Fiquei muito aliviada depois que vi o seu post!!Meu cabelo é cacheado e não queria alisá-lo de forma definitiva. Acho que não combina comigo. Gosto dele mais ondulado. Acontece que ele tava muito estragado e cheio. Aí fiz a Plastica Capilar -Selagem Térmica da Cadiveu ontem. Meu cabelo tá super lambido. Mas que bom que passa né???Vc sabe se eu posso fazer luzes essa semana?

  18.  
  19. Boa tarde querida,
    Eu acho meio difícil essa escova não ter formol, leva ela para um verdadeiro químico avaliar e eu duvido que ele diga que não tem formol. Existem varios ativos que combinados que viram formol, essa é um maneira de camuflar o verdadeiro princípio ativo da escova. Se alisa, ou tem produto de relaxamento ou tem formol.

  20.  
  21. Fica a dica para a leitura e esclarecimentos.

    Camila disse:
    3 de fevereiro de 2012 às 16:02
    BOA TARDE PESSOAL,

    COMO HAVIA DITO LA EM CIMA ESTAVA ESPERANDO SAÍR O RESULTADO DA AMOSTRA QUE TROUXE PARA A MINHA EMPRESA ONDE TEM UM LABORATÓRIO MAS COMO DISSE AQUI NÃO FOI POSSÍVEL QUANTIFICAR A QUANTIDADE DE FORMOL NO PRODUTO MAS DEU PRA CONFIRMAR SE HÁ FORMOL OU NÃO E NO CASO TESTAMOS A CADIVEU E A BSK FORMULAÇÃO ANTIGA E A BSK OVERSTILL QUE´JÁ HAVIA VISTO COMENTÁRIOS AQUI NO BLOG. BOM OS RESULTADOS COMO PRA MIM JÁ ERA ESPERADO A CADIVEU POSSUI SIM FORMOL E A BSK TAMBÉM E NO CASO DA FORMULAÇÃO NOVA DA BSK É MUITO BEM MASCARADO USARAM UMA ESSÊNCIA MUITO BOA PORQUE DIFERENTE DAS OUTRAS VOCÊ NÃO SENTE CHEIRO NENHUM NADA MESMO AO CONTRÁRIO DA CADIVEU QUE SENTI ARDÊNCIAS NOS OLHOS CHEIRO FORTE ETC, PORÉM AS DUAS MARCAS POSSUEM FORMOL ISSO É FATO. AGORA CADA UM COM SUA CONSCIÊNCIA, ESTÁ AÍ O RESULTADO PROMETIDO.

    BJUS A TODAS!

    ESTE É O SITE PARA QUEM DESEJA CONTINUAR LER:
    http://www.patricinhaesperta.com.br/cabelos/bafafa-selagem-termica-cadiveu-x-formol

  22.  
  23. Venina Faria | 15/06/2013

    Adorei ,não precisa de quimica beleza…

  24.  
  25. Eleny Sousa | 15/07/2013

    adorei essa dica!!! tá precisando saber por causa de uma pesquisa pra o curso que estou fazendo de cabeleireiro assistente

  26.  
  27. Larissa Pereira | 21/07/2013

    adoreiii!

  28.  
  29. o que alisa não é a arginina e sim o acido acetico…

  30.  
  31. Aicytel Valériio | 09/08/2013

    meus cabelos são cacheados.. se eu usar vai sair meus cachos?? não quero que saia….

    Vivi respondeu:

    Então não faça esse tipo de procedimento, não, Aicytel. Ele deixa os cabelos praticamente lisos por pelo menos 2 meses. Existem opções de outros tratamentos para cabelos cacheados, pesquise no site da Cadiveu, se você quiser experimentar algo da mesma marca que essa Plástica.

  32.  
  33. Que cabelo lindooooo!!!!
    Então, tb fiz uso da plástica capilar e no salão a cabelereira deixou claro que era uma progressiva a base de formol com nome disfarçado, rss
    No primeiro dia ficou lindo mais depois ficou com aspecto alisamento mal feito, estou lavando com shampoo anti resíduo e vi que comentou que foi saindo… Qd se diz que vai saindo, é que vai retornar exatamente ao que era??? Ou seja posso ter esperança de cachos ainda???? Me arrependi horrores de mecher nos meus cachos :( se puder me responda por favoooooorrrr

  34.